Transformação digital da indústria

Qual será a função da inteligência artificial?

A inteligência artificial deixou de ser uma inovação presente nos filmes e vai muito além da imagem de um robô. Esse futuro é agora e já está transformando os cenários nas indústrias de diferentes segmentos, facilitando os processos, auxiliando nas tomadas de decisão, aumentando a produtividade e, ainda, melhorando a rotina.

Antes de saber mais sobre como essa tecnologia influenciará nas indústrias, vamos entender um pouco sobre o que é, afinal, a inteligência artificial. A IA conta com um banco de dados amplo, que é constantemente alimentado com informações que permitem traçar padrões e estratégias. Com isso, consegue recriar a cognição humana, ou seja, com os algoritmos consegue fazer um raciocínio lógico, resultando em um trabalho mais rápido, eficaz e independente.

Foi a partir do ano 2000 que a Era da Transformação Digital chegou para oferecer a automatização de processos manuais, otimizando diversos setores e departamentos. Esse período é chamado de Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, em que tivemos a inserção da Inteligência Artificial, que começou a desempenhar um papel importante na gestão das empresas, garantindo maior flexibilização dos processos e mais automatização.

Quais os benefícios da inteligência artificial para as empresas?

Como vimos, a inteligência artificial nas empresas traz diversos benefícios, influenciando, principalmente, nos processos, otimizando o tempo, reduzindo custos, além de aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio. Saiba mais sobre esses benefícios:

Otimização de produção: com a IA é possível trabalhar nos processos repetitivos de forma automatizada, tornando-os muito mais rápidos, sem deixar de lado a eficiência na produção.

Redução de custos: com os processos automatizados é possível produzir mais e ainda reduzir custos. Os chatbots, assistentes virtuais, podem fazer o primeiro contato com o cliente, diminuindo o acúmulo de tarefas para a sua equipe.
Prevenção de riscos: outra grande vantagem é que a gestão de dados e informações fica mais organizada, contribuindo para que a equipe estratégica da sua empresa  possa analisar dados consistentes e, assim, tomar decisões mais assertivas.

A inteligência artificial em ação

Veja alguns exemplos da ação da inteligência artificial no meio corporativo:

  • Recrutamento e seleção: é possível ser mais assertivo nas contratações;
  • Segurança: com a IA sua empresa tem mais segurança tanto no ambiente físico quanto no digital, evitando ataques cibernéticos e a exposição de dados sigilosos da sua empresa; 
  • Satisfação dos colaboradores: a pesquisa de satisfação também pode ser feita com inteligência artificial. A tecnologia permite fazer a análise e entender os dados. 

A inteligência artificial pode ser aplicada em diversas áreas no meio corporativo, como na redução de energia, segurança de dados e controle de qualidade. 

Como você viu no conteúdo de hoje, a tecnologia é uma grande aliada na busca por soluções cada vez melhores nas empresas. Conte com a Falcon, que está há 15 anos no mercado entregando soluções completas. Com um time técnico especializado, estrutura tecnológica e preços justos, construímos um compromisso com a qualidade na gestão dos insumos e na montagem das placas eletrônicas, buscando sempre a melhor experiência e o máximo resultado. Entre em contato e converse com nossos profissionais para conhecer mais!