Hiperautomação é o futuro das empresas que desejam crescer
A sociedade vai ficando mais desenvolvida a cada ano que passa, com evoluções que acontecem cada vez mais rápido. A hiperautomação, uma ideia que integra tecnologias distintas da Indústria 4.0, encaixa-se perfeitamente nesse conceito de desenvolvimento, principalmente quando falamos em automação industrial.
Isso porque o ponto-chave da hiperautomação é automatizar qualquer tipo de ação repetitiva através de algoritmos avançados que usam machine learning e inteligência artificial para dar mais autonomia às atividades diárias e, assim, contribuir com a produtividade do mercado e com o desenvolvimento da sociedade de uma maneira mais rápida.
Continue lendo para descobrir mais sobre esse futuro cada vez mais próximo!
Os impactos da Indústria 4.0 no Brasil
Inovação, eficiência e customização são as palavras-chave que definem o conceito de Indústria 4.0. A aplicação das novas tecnologias tem impacto significativo na produtividade, aumentando a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala.
Um estudo realizado pela Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, estima que a implementação de tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030.
Outro estudo feito pela empresa McKinsey diz que os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos em até 40%, reduzir o consumo de energia em até 20% e aumentar a eficiência do trabalho em até 25%.
Mais impactos que merecem destaque:
- Estabelecimento de novos modelos de negócio;
- Ampliação da escala dos negócios;
- Reforço da competitividade entre sistemas produtivos.
Automação e plataformas na nuvem são tendências para 2023
Acompanhando toda essa evolução, o conceito de Business Intelligence (BI) vem ganhando mais espaço nas empresas, utilizando a análise de dados para as tomadas de decisão importantes para o negócio.
Como o BI tem como base o uso de tecnologia, a evolução do setor de hiperautomação é, naturalmente, uma tendência para 2023, já que sua capacidade de potencializar processos e identificar deficiências através de inteligência artificial é essencial para entregar melhores resultados.
Os serviços operados em nuvem, além de oferecer segurança para as informações da empresa, são versáteis ao proporcionar três modelos de soluções: Softwares como Serviço (Saas), que são acessados a partir de uma licença comprada; Plataforma como Serviço (Paas), que é capaz de criar, hospedar e gerir aplicativos na nuvem; e Infraestrutura como Serviço (Iaas), que possibilita o armazenamento e o processamento de dados em nuvem.
Como fica o mercado de trabalho com a hiperautomação?
Se a inteligência artificial é tão eficiente assim, isso significa que o mercado de trabalho vai mudar? A resposta é sim, já que haverá uma substituição de certa parte da força de trabalho humana por uma força de trabalho artificial. Assim, os profissionais inseridos em empresas que se aproveitam da Indústria 4.0 devem estar adaptados a essa nova realidade.
Entretanto, isto não pode ser visto como um fator negativo para a hiperautomação, afinal a tecnologia visa desenvolver a sociedade humana, melhorando a vida de todos.
A renovação do mercado de trabalho se dará a partir da qualificação dos profissionais em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, além de desenvolver competências que estimulem a criatividade, o empreendedorismo e a liderança.
Em um levantamento realizado pelo SENAI, a previsão é que surjam 30 novas ocupações nos segmentos automotivos, alimentos e bebidas, máquinas e ferramentas, petróleo e gás, têxtil e vestuário, química e petroquímica, tecnologias da informação e comunicação, e construção civil - áreas estas que mais terão seus processos transformados, apostando na dominância das tecnologias digitais para a competitividade dos seus negócios na próxima década.
A possibilidade de criar um futuro com uma série de benefícios para o mercado industrial é muito grande. Por isso, a Falcon está sempre em busca de novas tecnologias que possam contribuir com os nossos processos e revolucionar o negócio dos nossos clientes.