Energia renovável deve crescer 33% em 2023: entenda as oportunidades para o mercado eletroeletrônico

Em 2023, estamos testemunhando uma revolução poderosa, que está moldando o futuro da energia e influenciando significativamente a indústria eletroeletrônica. A ascensão do mercado de energia renovável está redefinindo não apenas a forma como produzimos e consumimos energia, mas também como fabricamos e utilizamos dispositivos eletroeletrônicos. Nesta postagem, exploraremos o panorama atual desse mercado em ascensão e seu impacto na indústria eletroeletrônica, além de ver como o serviço da Falcon pode contribuir com a montagem de placas eletrônicas, sendo capaz de ajudar empresas que estão investindo nesse setor.

A expansão da capacidade renovável

Nos últimos anos, o setor de energia renovável tem experimentado um crescimento explosivo, impulsionado por avanços tecnológicos, conscientização ambiental crescente e políticas de incentivo. Em 2023, as fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica, estão dominando o mercado global de energia.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), estima-se que a capacidade renovável aumentará 107 GW, totalizando 440 GW ao todo — a maior expansão anual até hoje. Isso se dá em grande parte pelo grande impulso que a China está dando à energia solar e eólica, consolidando sua posição como líder em energia renovável.

Outros motivos da expansão incluem maiores apoios do Governo nesse assunto, preocupações com a segurança energética e o aumento da competitividade no setor em relação aos combustíveis fósseis. As energias renováveis ainda vêm superando os desafios impostos pelas taxas de juros, investimentos altos e problemas na cadeia de suprimentos. (Fonte: Uol)

O impacto na indústria eletroeletrônica

A ascensão do mercado de energia renovável tem um impacto profundo na indústria eletroeletrônica de várias maneiras:

Demanda por componentes para o segmento de energia renovável: a crescente demanda por painéis solares, turbinas eólicas, inversores e sistemas de armazenamento de energia está impulsionando a produção de componentes eletrônicos específicos para o segmento.

Tecnologia a favor da eficiência energética: a indústria eletroeletrônica está se concentrando na criação de dispositivos mais eficientes em termos energéticos para atender à necessidade de minimizar o consumo de eletricidade, tornando-os compatíveis com sistemas de energia renovável.

Integração inteligente: a automação residencial e industrial está sendo impulsionada pela energia renovável, com dispositivos eletroeletrônicos sendo projetados para se integrar perfeitamente com sistemas de geração de energia limpa.

Desenvolvimento de baterias: a demanda por baterias de alta capacidade e longa duração para armazenamento de energia está incentivando pesquisas e inovações na indústria de baterias, com implicações em dispositivos móveis, veículos elétricos e muito mais.
Mercado em expansão: a indústria eletroeletrônica está se beneficiando de um mercado em expansão à medida que mais projetos de energia renovável são implementados globalmente, criando oportunidades para crescimento e diversificação.

Como a Falcon pode ajudar empresas que estão investindo nesse setor?

As tecnologias de energia renovável muitas vezes requerem componentes eletrônicos específicos, projetados para atender a determinados requisitos. Com capacidade para montagem de placas eletrônicas independente da complexidade, a Falcon é capaz de atender demandas sob medida para os sistemas de energia renovável. Além disso, integrar diferentes componentes eletrônicos em sistemas de energia renovável pode ser complexo. Com mais de 18 anos de experiência no mercado, oferecemos serviços de integração, montando as placas eletrônicas que  compõem um sistema coeso e funcional.

Garantir a qualidade e a confiabilidade das placas eletrônicas também é fundamental, já que muitas vezes estão localizadas em ambientes críticos. Nós realizamos uma série de testes rigorosos que simulam a operação do produto final, para garantir que os componentes e demais partes do produto funcionem de forma confiável.

A ascensão do mercado de energia renovável em 2023 não é apenas uma história de sucesso ambiental, mas também um catalisador para mudanças profundas na indústria eletroeletrônica. À medida que a demanda por tecnologias e componentes relacionados à energia renovável continua a crescer, a indústria eletroeletrônica está se adaptando e inovando para atender às necessidades desse novo paradigma energético. Estamos testemunhando o início de uma era em que a eletrônica e a energia caminham de mãos dadas para um futuro mais sustentável e eficiente. 

Da gestão dos insumos à montagem final, pode contar com a Falcon!