Componentes eletrônicos para equipamentos agrícolas
Embora a pandemia tenha prejudicado muitos segmentos, o setor de maquinários agrícolas teve crescimento no mercado.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), em 2020 as vendas de máquinas agrícolas para o mercado interno registraram alta de 27%. Em janeiro último, a alta foi de 6% nas importações de máquinas e equipamentos.
O faturamento médio mensal da indústria chegou a R$ 2,4 bilhões, isso apenas no primeiro trimestre de 2021! Segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da ABIMAQ, Pedro Estevão Bastos: “A hipótese é de que chegamos ao máximo da capacidade da indústria. Se continuarmos nesse ritmo bastante intenso, a previsão é de que teremos um aumento de 20% no faturamento do ano, que é muito bom. O mercado (de máquinas agrícolas) vai continuar aquecido enquanto os fundamentos durarem – que é o real desvalorizado frente ao dólar e commodities com preço alto – e deve continuar em 2022 a todo vapor”.
Diante disso, temos a certeza de uma alternativa de investimento vantajosa. Fique atento à demanda de tecnologia, estrutura e qualificação para a produção de componentes eletrônicos para equipamentos agrícolas.
Com avanço tecnológico também no setor agrícola, houve a implementação de equipamentos eletrônicos com uso de GPS “Global Positioning System”.
Esses componentes eletrônicos servem para garantir o bom funcionamento dos equipamentos agrícolas. Além disso, alguns acessórios contribuem para otimizar a produção, como:
- Georreferenciamento: garante uma visão geral sobre as condições da plantação;
- GPS: usado principalmente para guiar o deslocamento;
- SIG (Sistema de Informação Geográfica): software que possibilita analisar os dados coletados em campo pelos equipamentos agrícolas.
Com o uso do GPS é possível tornar as atividades no campo muito mais eficientes e produtivas, além de coletar dados importantes, como: análise de solo, aplicação de fertilizantes, plantio, aplicação de defensivos agrícolas.
A partir disso, o produtor poderá mapear as áreas utilizadas para plantio e ainda definir com mais precisão as quantidades de fertilizantes e defensivos que deverão ser utilizadas em cada parte da área.
A montagem de componentes de equipamentos agrícolas exige cuidados especiais, como a aplicação do verniz, por conta da exposição ao sol, chuva, variações de temperatura e contato com produtos químicos.
Vale mencionar que se por um lado há o cenário positivo de crescimento no mercado, por outro existe a dificuldade em adquirir peças para a montagem, devido à grande busca. Por isso, terceirizar a montagem de placas eletrônicas facilita os processos na empresa e ainda garante a qualidade no resultado.
Traga seu projeto para a Falcon, há 15 anos atuamos no segmento entregando soluções completas para você focar no resultado da sua empresa. Contamos com estrutura tecnológica e equipe altamente qualificada para garantir as melhores soluções!
Além disso, possuímos linhas de montagem SMD automatizadas com capacidade para 8,5 milhões de componentes/mês, linha de montagem PTH, linha Tin Lead e Lead Free e sistema eletrostático.
Fale com nossos profissionais, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas!