Skip to content

Como a escassez de semicondutores impacta em indústrias automobilísticas

Como a escassez de semicondutores impacta em indústrias automobilísticas

A tecnologia sofreu grande avanço nos últimos dez anos e, com isso, os produtos eletrônicos tiveram um aumento significativo de semicondutores nos projetos, bem como outros materiais utilizados na montagem de placas eletrônicas.

A tecnologia sofreu grande avanço nos últimos dez anos e, com isso, os produtos eletrônicos tiveram um aumento significativo de semicondutores nos projetos, bem como outros materiais utilizados na montagem de placas eletrônicas.

O aumento fez com que fabricantes não conseguissem atender a alta demanda, gerando escassez no mercado e atingindo a grande maioria das empresas que necessita do produto, gerando um aumento de preços generalizado.

A falta de componentes iniciou no segundo semestre de 2016 e, com a ascensão da pandemia no início de 2020, o tempo de espera está levando entre 12 e 24 meses, ou seja, até 2 anos para a entrega dos componentes. Além disso, a guerra comercial entre Estados Unidos e China afetou diretamente a produção e comercialização dos materiais.

Os fabricantes dos semicondutores tentam constantemente aumentar sua capacidade produtiva. Entre as principais soluções, essas empresas vêm buscando mudar os processos de fabricação, abrir capacidade de sobressalente e auditar pedidos para evitar acúmulos e trocas nas linhas de produção. Mesmo com todas essas medidas, a crise segue forte em todo o mundo e a previsão é de que siga pelo menos até 2022.

Impacto em indústrias automobilísticas

Afetando todos os setores que demandam produtos eletrônicos, um dos maiores impactos está nas indústrias automobilísticas. A maioria das montadoras precisou alterar projetos e processos de produção e até mesmo paralisar suas atividades.

Recentemente, a Volkswagen anunciou que irá paralisar as atividades em três das quatro fábricas brasileiras, devido à falta de semicondutores. Novas paralisações não foram descartadas pela empresa, já que a crise atinge o mundo todo.

A Volkswagen não é a única sendo afetada pela crise de escassez, outras montadoras precisaram suspender seu processo de fabricação devido à falta do material, como a Honda e a GM. A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) alertou para o risco de mais fábricas pararem suas atividades nos próximos meses e que, além de não ter solução a curto prazo, a tendência da crise é agravar.

Impacto no dia a dia do consumidor

A pandemia trouxe com ela um aumento na procura por eletrônicos, como tablets, smartphones, computadores e outros aparelhos que nos mantêm conectados ao mundo. Isso, aliado à crise já existente em semicondutores, resultou em um aumento significativo no bolso do consumidor.

O aumento de preços atingiu também o setor automotivo, gerando uma mudança no comportamento dos consumidores e aumentando a busca por seminovos. A necessidade de adquirir um carro se deve por fatores como segurança e saúde – ter um carro significa não utilizar transporte coletivo, evitando contato com outras pessoas, além de não ser prejudicado com a paralisação da maioria dos serviços de transporte. Com isso, os consumidores não estão dispostos a esperar meses pelo veículo zero.

A Falcon possui uma equipe altamente capacitada e preparada para ajudar você a garantir uma cadeia de suprimentos a longo prazo. Conheça algumas das ações que minimizam o impacto da crise para nossos clientes:

• Planejamento estratégico para prever o tempo de espera;

• Colaborar estreitamente com os clientes em planos de minimização de riscos;

• Fortalecer parcerias com fabricantes e distribuidores regionais e globais, viabilizando preços e prazos;

• Construir expertise internamente, através de treinamento e desenvolvimento de nossos colaboradores na área de engenharia de produtos.

Nosso trabalho é garantir que a sua empresa disponha de alternativas viáveis, de alta qualidade e mesmo volume de produção, sempre visando o melhor do nosso maior parceiro: você.

AVISO

Informamos que devido a nossa mudança de estrutura estamos com problemas em nossa linha de telefone fixo.

Contatos urgentes podem ser feitos através dos seguintes números:

Comercial: (47) 99960-1713

Comercial: (47) 98868-4801

Administrativo: (47) 99749-2706

Nossa equipe já está trabalhando para restabelecimento do sinal. Pedimos desculpas pelo transtorno