Skip to content

6 DICAS PARA REDUZIR CUSTOS INTERNOS COM MONTAGEM DE PLACAS ELETRÔNICAS

6 DICAS PARA REDUZIR CUSTOS INTERNOS COM MONTAGEM DE PLACAS ELETRÔNICAS

Se a sua empresa utiliza placas de circuito impresso de qualquer tipo, você deve estar ciente do quão caro o processo de fabricação pode se tornar.

Contudo, a última coisa que você deseja é arriscar o sucesso de um projeto, optando por componentes de má qualidade, apenas para poupar um pouco de dinheiro, não é mesmo?

Uma das principais formas da área de compras contribuir financeiramente para sua organização é reduzindo o custo total das compras que fazem. Quando se trata de reduzir o custo com a montagem de placas eletrônicas, porém, existem algumas medidas que você podem não parecer tão óbvias.

Conheça quais são elas no artigo de hoje e descubra como melhorar a margem de lucro da sua empresa!

DICA 1: INVISTA EM UM LAYOUT INTELIGENTE

O design e planejamento para a montagem de PCBs é uma das maneiras mais inteligentes e eficazes para reduzir os gastos. A engenharia estratégica dessas placas pode resultar na necessidade de utilizar menos peças e componentes, o que, automaticamente, reduz o custo de montagem delas. Ao longo prazo, isso pode se tornar uma economia significativa para a sua empresa.

VEJA TAMBÉM: O QUE SÃO PTH, SMD E QUANDO USAR CADA UM?

DICA 2: DESENVOLVA RELACIONAMENTOS FORTES

Desenvolver um relacionamento forte e contínuo com os seus principais fornecedores de peças é muito mais econômico do que se relacionar com uma grande diversidade de parceiros comerciais.

Quando você desenvolve um relacionamento forte com seu fornecedor de peças, muitas vezes, tem a oportunidade de negociar descontos para pagamentos imediatos, entre outros benefícios, que, consequentemente, diminuem o custo de montagem de placas eletrônicas.

DICA 3: ESCOLHA UM PARCEIRO PRÓXIMO

Você pode ter encontrado um fornecedor chinês super barato e aparentemente confiável. Compradores, muitas vezes, apelam para empresas estrangeiras por conta desse fator, mas se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente há algo de errado.

Muitas vezes, esses fornecedores fazem uso de peças falsificadas e que não cumprem os padrões da indústria nacional. Além dos custos com frete e demora de entrega da importação, o uso desses componentes em suas placas pode resultar em multas para a sua empresa.

DICA 4: REPARE AO INVÉS DE SUBSTITUIR

Se algo der errado com uma das suas placas, pode ser tentador oferecer ao cliente uma substituição de garantia ao invés de tirar um tempo para solucionar o problema e repará-lo.

Na realidade, porém, esta é uma opção muito mais acessível e com uma relação entre custo e eficiência melhor para sua empresa.

Placa eletrônica em SMD
Placa eletrônica em SMD

DICA 5: OPTE PELA TECNOLOGIA SMD

Os componentes SMDs surgiram por uma necessidade econômica. Como eles não possuem terminais, são gastos menos tempo e material no seu encapsulamento. Além disso, essa tecnologia permite criar componentes menores, o que acaba fazendo com que preço e a montagem de placas eletrônicas sejam mais atraentes.

DICA 6: CONSIDERE A TERCEIRIZAÇÃO

Embora a contratação de uma terceirizada para montagem de placas eletrônicas, inicialmente, pareça uma opção mais cara, uma parceria pode lhe dar acesso a uma equipe de especialistas, sem que você tenha que se preocupar com o pagamento de salários e compra de equipamentos avançados.

Além disso, com uma terceirizada, você não precisa se preocupar com a compra de componentes, erros na entrega ou dispositivos com falhas, o que dá ao seu negócio uma vantagem real sobre os concorrentes.

Poupar dinheiro com a montagem de placas não significa ter que sacrificar a qualidade do seu produto para seus usuários finais. Seguindo essas dicas, você pode cortar seus próprios custos, mantendo os clientes felizes com suas placas e serviços.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre a redução de custos com as estratégias certas de montagem de placas eletrônicas? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.