(47) 3273-5610

Blog Falcon Eletrônica

VANTAGENS DA MIGRAÇÃO DE TECNOLOGIA THT PARA SMT EM PLACAS ELETRÔNICAS

01-01.png


Com o passar dos anos e de tantas inovações tecnológicas surgindo, muitas empresas ficaram reféns de equipamentos ultrapassados e dependentes de novos sistemas e funcionalidades. É comum, nesses casos, além dos custos elevados para a manutenção e suporte dos equipamentos, tais empresas enfrentarem uma significativa perda de competitividade no mercado e dificuldades na evolução do segmento no mesmo. Conhecer seus equipamentos, componentes e máquinas é de grande importância na hora da escolha para o processo de montagem, visando sempre a garantia de mudanças e atualizações caso necessário, isso garantindo o melhor funcionamento do produto e satisfação do cliente.

O processo de migração de componentes tecnológicos engloba uma série de variáveis que dependem da forma como o produto foi construído, da nova tecnologia a ser adotada e dos objetivos esperados pelo cliente. Isso significa que a empresa responsável por este serviço deverá ter muito conhecimento e cuidado na hora da migração para garantir o melhor resultado ao cliente.

Acompanhe com a gente!



O QUE SÃO COMPONENTES THT?

Montagem through-hole, também denominada tecnologia through-hole ou simplesmente THT, é a tecnologia onde o terminal do componente eletrônico é inserido na abertura da placa de circuito impresso e soldado. Refere-se a um esquema de montagem usado em componentes eletrônicos e que envolve o uso de pinos dos componentes que são inseridos em furos abertos nas placas eletrônicas e soldados a superfícies no lado oposto. Os componentes THT são fixados na placa eletrônica por meio de furos metalizados denominados de barrel, o que por consequência torna mais cara a fabricação das placas.

Além disso, elas também limitam a área de roteamento disponível para trilhas em camadas abaixo da camada superior em placas multiníveis, visto que os furos devem passar através de todas as camadas até o lado oposto. Tendo isso em vista, técnicas de montagem through-hole são geralmente reservadas para componentes mais volumosos, tais como capacitores eletrolíticos, conectores de diversos tamanhos, ou semicondutores em encapsulamentos maiores.



O QUE SÃO COMPONENTES SMT?

SMT ou ainda Tecnologia de montagem superficial, é um método de montagem nos quais a tecnologia onde os componentes eletrônicos são montados na superfície da placa de circuito impresso, permitindo o aproveitamento de ambas as faces. Na indústria, esse método tem substituído amplamente o método de montagem through-hole ou THT, no qual os componentes são posicionados através de terminais introduzidos nos furos da placa de circuito impresso, permitindo somente o aproveitamento de uma face da placa. Um componente SMT é geralmente menor do que seu equivalente THT, isso porque possui terminais curtos montados juntamente com o corpo do próprio componente.



VANTAGENS DA MIGRAÇÃO DE TECNLOGIAS

A maior vantagem dos componentes SMT é o espaço menor que eles demandam, o que significa que elas ocupam uma área menor na placa em relação aos componentes convencionais, permitindo assim a construção de placas de alta densidade.

Os componentes SMT permitem às empresas um maior volume de montagem sem pesar no bolso, o armazenamento e transporte desses componentes também são mais eficientes e baratos. Apesar do baixo custo, esses componentes são de maior qualidade, confiança e menor ruído, sua montagem é mais rápida, seu design, produção, funcionalidades e tecnologias são as mais avançadas e resistentes a choques mecânicos e vibrações. Portanto, para as empresas que buscam por economia sem comprometer a qualidade, esta é a grande oportunidade.

02.png


Ficou com alguma dúvida a respeito dos componentes e as vantagens da sua migração? Escreva para a gente, entre em contato e vamos conversar mais!