(47) 3273-5610

Blog Falcon Eletrônica

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A ESPINHA DORSAL DO MUNDO MODERNO

Em resumo, Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação, não se restringindo apenas a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Ela abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática.

smart-home-3148026_1920.jpg

A Tecnologia da Informação, também conhecida apenas pelas iniciais TI, tornou-se a espinha dorsal do mundo moderno e a cada dia ganha mais importância, seja no campo das finanças, transportes, design, produção, imprensa, cinema, defesa, pesquisas, agricultura, medicina, cultura, esporte, telecomunicações etc.

A TI também facilitou a exploração espacial, melhorou os automóveis, trouxe o GPS, entre outras grandes novidades do mundo de hoje. Ou seja, nas mais variadas áreas e em qualquer país desse planeta, a Tecnologia da Informação está presente e é de importância vital, interligando pessoas, empresas e instituições.

Ela é com certeza o mais importante marco na história da humanidade após a Revolução Industrial. A TI trouxe transformações imensuráveis, mudou costumes, tornou o mundo pequeno e agilizou processos como o das comunicações, por exemplo.

TRANSFORMAÇÕES

Antigamente, uma pessoa escrevia uma carta, colocava em um envelope, subscrevia o envelope, dirigia-se aos Correios e a postava. Após alguns dias, o destinatário recebia a carta e, para respondê-la, fazia o mesmo e demorado processo, que ia da escrita até a postagem. Graças à Tecnologia da Informação, isso hoje é instantâneo, seja através de um e-mail, de um WhatsApp ou das redes sociais. Quanto tempo a humanidade não ganhou apenas nesse processo?

Mas a TI não para por aí. Hoje cada pessoa que tem um celular na mão é um jornalista. Todo mundo dá opinião, questiona, troca fotos e vídeos. O privado virou público e o público está mais público do que nunca. Operações policiais, como a Lava Jato, por exemplo, muito devem à Tecnologia da Informação.

Por outro lado, houve uma modificação na maneira de pensar e de agir das pessoas, ocorreram mudanças gerais nos costumes e nas relações pessoais, que causaram um grande impacto na sociedade como um todo. O planeta Terra ficou menor. A TI escancarou uma porta para o mundo. A informação literalmente começou a voar em velocidade supersônica. As empresas passaram a reagir rapidamente aos clientes, aos mercados e à concorrência. Estabeleceu-se a era globalizada da informação e do conhecimento.

Porém, esse novo mundo trouxe diversos riscos. Fraudes, roubo e vazamento de dados e informações, ataques a perfis nas redes sociais e a disseminação de vírus são alguns dos problemas que afetam milhares de pessoas todos os dias. Por isso, evite divulgar informações pessoais, tenha cuidado ao acessar sua conta bancária, não instale programas piratas no computador, tenha atenção ao utilizar cartão de crédito, cuidado com os e-mails falsos etc.

Mas, na verdade, a TI trouxe muito mais benefícios do que malefícios. Os filmes de ficção científica de antigamente se tornaram realidade. Não existem mais barreiras impostas por local e tempo.