(47) 3273-5610

Blog Falcon Eletrônica

SAIBA TUDO SOBRE LAYOUT DE PLACAS E A SUA IMPORTÂNCIA

01.png


E etapa do layout para placas de circuito impresso consiste no posicionamento de componentes eletrônicos em uma área pré-definida, na qual vai variar de projeto para projeto, fazendo ligações entre esses componentes com trilhas de várias larguras. Elaborar um projeto de layout de placas eletrônicas é uma etapa muito importante para se obter o melhor produto ao cliente. É preciso que o profissional qualificado para esta função saiba aproveitar de maneira total a configuração de espaço na placa, garantindo o melhor posicionamento e produto final.



HISTÓRICO

A etapa do layout de placas era antigamente realizada de maneira manual, utilizando papel milimetrado ou quadriculado e em seguida passado para outro profissional, na qual executava o desenho final da placa. Tais artes eram feitas normalmente em uma escala maior e na confecção dos fotolitos eram reduzidas ao tamanho real.

Atualmente e com o avanço da tecnologia, o profissional layoutista desenvolve toda essa etapa utilizando programas específicos para esse tipo de trabalho como, por exemplo, o PCAD e EAGLE. Com a utilização desses programas, ficou mais fácil para os profissionais que já finalizam o desenho da placa sem precisar passar para outro profissional. Além disso, permite a criação de placas de altíssima complexidade e margens de erros muito menores, assim como trouxe a precisão das informações necessárias para a fabricação das placas de circuito impresso, informações dos furos, detalhes como rasgos, tamanhos das trilhas, entre outros.

Para você entender melhor como esse processo funciona, preparamos abaixo algumas variáveis a serem observadas para um bom projeto de layout da placa, confira com a gente!

02.png


PERGUNTAS A SEREM FEITAS ANTES DE INICIAR O LAYOUT DA PLACA

  • Quantos layers?
  • Qual material será utilizado?
  • A montagem será feita de maneira automatizada ou manual?
  • Qual a mecânica da placa e sua fixação?
  • Quais os componentes que estão pré-definidos o posicionamento?
  • Qual o processo de solda que será utilizado?
  • Onde será fabricada a PCI?
  • Quais as normas que deverão ser atendidas?



BONS MATERIAIS

O primeiro e mais importante passo para qualquer novo projeto a ser desenvolvido é a escolha dos materiais apropriados para o objetivo a ser construído. É importante ter em mente que para a produto final ser entregue com a qualidade que o cliente procura, os profissionais responsáveis pela montagem mantenham sempre a melhor qualidade da matéria-prima dos componentes da placa, assim como avalie e respeite o tamanho dos componentes, caso contrário a elaboração do layout da placa não sairá conforme o esperado.



RESPEITE AS LARGURAS DAS TRILHAS

A largura das trilhas depende da corrente elétrica, por isso, é importante levar em consideração os tamanhos e espaçamentos para que não ocorram problemas ao elaborar o layout das placas eletrônicas.



ATENÇÃO AO POSICIONAMENTO DOS COMPONENTES

O posicionamento dos componentes é uma etapa mais crítica e complexa, requer muita atenção por parte do profissional projetista. Visando isso, é importante que a empresa esteja em constantes treinamentos e especializações para capacitar profissionais a esse serviço. Um posicionamento incorreto pode levar o projetista a caminhos incorretos no projeto que só serão constatados em etapas bastante avançadas, fazendo-o perder muito tempo e trabalho.



POR QUE DEVO ATUALIZAR O MEU LAYOUT?

Manter os equipamentos em perfeito estado e funcionalidade é de extrema importância para a fidelização do seu cliente. Por isso, dispor de profissionais preparados e qualificados para a criação de layout e montagem de placas eletrônicas é a peça chave nesse momento. Assim como a tecnologia, algumas etapas de produção do produto também precisam estar atualizadas e sempre de acordo com sua função.

Realizar a atualização do layout da placa garante um melhor processo produtivo da sua placa e agiliza a montagem da mesma, ganhando assim em produtividade e reduzindo custos. Visando todos os passos e a importância de um bom desenvolvimento e produto final, enfatizamos a necessidade de a empresa contar com a experiência do projetista para um bom posicionamento dos componentes e a satisfação do cliente.

03.png


Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o layout e como suas etapas de produção funcionam? Escreva para a gente, entre em contato e vamos conversar mais!