(47) 3273-5610

Blog Falcon Eletrônica

O QUE É O MÉTODO 10S E COMO ELE BENEFICIA VOCÊ?

O programa 10S, antes chamado de 5S, é uma proposta que tem como objetivo reeducar as pessoas, busca melhoria nos ambientes, recuperar valores, cuidar da saúde e segurança, além de modernizar as organizações.

As empresas que apostaram na metodologia japonesa, têm tido resultados comprovados como a melhora do espírito de equipe e a melhoria contínua nos processos.

shot-by-cerqueira-CWy7qOyv9ME-unsplash_Easy-Resize.com.jpg

Do 5S para o 10S

Antes da implementação dos outros S, o programa contava com Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seisoh(senso de limpeza), Seiketsu (senso e saúde e higiene) e Shitsuke(senso de autodisciplina).

Entretanto, era necessário mais. Dessa forma surgiram o Shikari Yaro (senso de determinação e união), Shido (senso de treinamento), Setsuyaku (senso de economia e combate ao desperdício), Shisei Rinri (senso de ética e moral) e Sekinin Shakai (senso de responsabilidade social).

O que significa cada S?

Seiri (senso de utilização): É “separar por grau, tipo ou tamanho”. O ponto inicial do 1º senso é saber o que é essencial estar presente no ambiente de trabalho eliminando o que não agrega valor.

Seiton (senso de ordenação): Determina o local para se achar com facilidade algum qualquer coisa. O objetivo é encontrar qualquer coisa em 30 segundos.

Seisoh (senso de limpeza): O objetivo é deixar tudo limpo, com o cuidado de não varrer só por varrer, espanar só por espanar.

Seiketsu (senso e saúde e higiene): Verificar o resultado parcial em toda empresa, checar os banheiros, refeitórios, oficinas, áreas operacionais. Se estes locais estão em ordem, o programa está sendo cumprido.

Shitsuke (senso de autodisciplina): Neste senso devem-se cumprir os procedimentos operacionais, a ética e os padrões da empresa. A autodisciplina exige constante aperfeiçoamento

Shikari Yaro (senso de determinação e união): O objetivo é a participação determinada dos gestores em parceria com a união de todos os empregados.O exemplo vem de cima. Motivação, liderança e comunicação são palavras chave

Shido (senso de treinamento): Visa o treinamento do profissional e educação do ser humano, permitindo qualificar o profissional e engrandecer o ser humano.

Setsuyaku (senso de economia e combate ao desperdício): Este senso irá ajudar nos resultados da empresa, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Devem-se estimular os empregados para que criem novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços.

Shisei Rinri (senso de ética e moral): A empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado.

Sekinin Shakai (senso de responsabilidade social): A empresa e seus funcionários devem ter um compromisso com a sociedade.

Quem tem implementado a metodologia japonesa em todos os processos, é a Falcon e os resultados vem através de uma equipe mais unida e mais qualidade no resultado final.

Para saber se o programa tem eficácia ou não é preciso realizar uma avaliação, acompanhando os critérios definidos para cada S.