Indústria 4.0: automação eletrônica e suas oportunidades

A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, é um fenômeno que ainda está acontecendo. Porém, em grande escala representou impactos no que se trata de automação e troca de dados, assim como etapas de produção e modelos de negócio, através de computadores e máquinas.

A Indústria 4.0 possui grande impacto na produtividade, especialmente no Brasil. Houve aumentos significativos no uso de recursos e desenvolvimento de produtos em larga escala, além, é claro, de incluir o Brasil em cadeias de escala global.

Para quem não está familiarizado com o termo, Indústria 4.0 representa a automação industrial e diferentes tecnologias – descreveremos brevemente algumas delas a seguir:

Computação em nuvem: é a distribuição de serviços pela internet, com utilização de memória, capacidade de armazenamento e cálculos de computadores e servidores hospedados em Datacenter, proporcionando recursos flexíveis e economia na escala. Esses serviços permitem que as empresas acessem dados e recursos através de diferentes dispositivos.

Internet das coisas: é a interconexão entre objetos que, através de uma infraestrutura, passam a se comunicar e interagir, podendo ser remotamente monitorados, resultando em eficiência.

Integração de sistemas: é a união de diferentes sistemas e/ou softwares de forma física ou funcional. Essa junção prevê que ambos atuem coordenadamente, possibilitando trocas de informações entre diferentes sistemas. Essa integração permite que as empresas tenham um olhar amplo para o seu negócio, além de influenciar nas tomadas de decisão e nas estratégias de negócio, já que as informações são disponibilizadas em tempo real.

Digitalização: é o uso de tecnologias digitais para transformar o processo de produção, visando sempre a otimização e a eficiência nos processos, abrangendo projeto e implementação de plano de digitalização, sensoriamento, aquisição e tratamento de dados.

Quais oportunidades encontramos dentro da Indústria 4.0?

Existem diversas oportunidades, especialmente por se tratar de um fenômeno em andamento. Alguns segmentos são tendência dentro da Indústria 4.0, explanaremos mais a seguir.

Os setores de apoio serão indispensáveis, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ganham espaço no setor público e privado, bem como instituições acadêmicas, responsáveis pela formação dos profissionais. As startups permanecem em alta, especialmente as que vêm focadas em inteligência da informação e e-commerce.

O segmento da indústria farmacêutica também se destaca, já que a automação de processos diminui o custo operacional. A agroindústria também se beneficia com o uso das tecnologias – as máquinas permitem ganhos representativos em produtividade, estendendo-se à bioeconomia e ao desenvolvimento de processos limpos.

O fornecimento de energia é outra tendência do fenômeno, principalmente no desenvolvimento de fontes alternativas e renováveis com foco em sustentabilidade. No setor da construção civil, a tecnologia de ponta e a realidade virtual serão fundamentais para evitar desperdícios e prejuízos. As novas técnicas construtivas e procedimentos automatizados devem reduzir ao máximo a interferência humana.

Com o aumento das compras on-line, especialmente no cenário da pandemia, o setor de transporte e logística precisará se adequar à demanda, especialmente nos quesitos de agilidade e comodidade. O que virá por aí?

A Falcon Eletrônica está inserida diretamente nesse meio, já que placas eletrônicas são cada vez mais necessárias para o desenvolvimento e a montagem dos equipamentos de automação.

Entre em contato com nossa equipe especializada e traga seu projeto para a Falcon!

Nosso endereço: Rua Adolfo Tribess, 111 - Bairro Vieira - Jaraguá do Sul

Nova sede em processo de montagem: Rua Manoel Francisco da Costa, 3131 - Bairro João Pessoa - Jaraguá do Sul

E-mail: contato@falconeletronica.com.br

Telefone/WhatsApp: (47) 3273-5610