Blog Falcon Eletrônica

SAIBA AQUI OS CUIDADOS PARA MONTAGEM DE PLACAS ELETRÔNICAS

ESSE2.jpg


As placas eletrônicas nada mais são do que um conjunto de componentes eletrônicos montados em uma placa de circuito impresso, sendo esta responsável pelo controle e operação de uma unidade. Levando em consideração que muitos dos equipamentos que utilizamos no nosso dia a dia são compostos por placas eletrônicas, dentre eles: celulares, computadores, televisões, lavadoras, ar-condicionado, cadeiras automatizadas, carros, etc, nada melhor do que conhecer um pouco de onde elas vêm e como o seu processo de montagem funciona.



HISTÓRIA

A primeira vez que os circuitos impressos foram usados de uma forma mais ampla foi por volta de 1943, quando foram empregados em equipamentos de rádio para uso militar, onde era essencial que o circuito funcionasse em situações extremamente adversas. Após a Segunda Guerra Mundial os circuitos impressos foram usados em outras aplicações e, com o advento dos transistores, tornou-se a forma mais comum de construção de circuitos transistorizados. Atualmente as placas de circuitos impressos (PCIs) são amplamente empregadas em todos os tipos de equipamentos eletrônicos, principalmente quando se empregam em sua construção de circuitos integrados.



ETAPAS DE PRODUÇÃO

  1. ANTES DA PRODUÇÃO

Antes de iniciar o processo de produção das placas eletrônicas, é preciso garantir que todas as documentações/informações passadas pelo cliente foram recebidas, pois é através dessas informações que é realizado todo o cadastro da estrutura do produto. Esta etapa é primordial, onde sendo realizada da maneira correta, as chances de haver dúvidas e problemas durante a produção das placas será mínima, o que garantirá o melhor resultado na produção das placas eletrônicas e o melhor retorno para seu cliente.

  1. DURANTE A PRODUÇÃO

Nessa etapa são feitas as escolhas dos componentes da placa de acordo com as necessidades da mesma, sendo ela a tecnologia PTH ou SMD, como mostramos anteriormente em nosso conteúdo sobre quando usar PTH ou SMD.

  1. APÓS A PRODUÇÃO

Chegando ao final do processo de montagem da placa, são realizadas inspeções e testes específicos para garantir que o produto funcionará da melhor forma. Agora que você já conhece um pouco mais a histórias das placas eletrônicas e suas etapas de produção, que tal saber os cuidados necessários para a montagem de protótipos com placas eletrônicas? Etapa essa que é fundamental para um bom resultado final e entrega para o seu cliente.


Confira nosso conteúdo gratuito.

RODAPE - CUIDADOS PARA MONTAGEM DE PLACAS ELETRONICAS 2-02-02.png